domingo, 6 de setembro de 2009

A Mente, o Corpo e o Ser

Sri Sathya Sai Baba

O homem está amarrado pela mente e os sentidos. No caminho espiritual o primeiro a fazer é controlar a mente; se a mente está calma, então alcançarão um estado de mente superior. Neste estado não são alcançados pelos sentimentos mundanos, físicos ou transitórios. Enquanto a mente seja pura, nenhuma maldade poderá invadir o coração; quando a mente está contaminada por maus sentimentos, então permitirá a procriação de pensamentos malignos.

Assim como as mãos, os ouvidos, os olhos e as pernas são membros ou órgãos do corpo humano, os corpos de todos os seres humanos são membros da sociedade. A sociedade é um membro da humanidade e esta é um membro da natureza, esta, por sua vez, é um membro da Divindade. Compreendam esta relação entre a Divindade e os seres humanos com a adequada perspectiva.

Pelo fato de se identificarem com o corpo, não é realizada a divindade inerente. O corpo é somente um instrumento. Devemos comer para sustentâ-lo; precisamos do alimento para sua proteção e roupa para protegê-lo do frio e do calor. O corpo é a fonte de todas as doenças que surgem pelo desejo (de objetos materiais). O desejo propicia o surgimento do apego e do ódio. Não há nada errado em desejar comida, refúgio e roupa. Os desejos excessivos são os que originam apego e frustração. O desejo deve estar dentro de certos limites, eles não devem ser convertidos em doença oculta. O desejo de acumular não existe nos pássaros e nas bestas, mas ele abunda só entre os seres humanos. O homem perde sua qualidade humana por causa desta cobiça em atesourar para propósitos egoístas.

O corpo, a mente e o intelecto são como as roupas que usam. Por acaso choram quando trocam sua roupa velha por outra nova? A morte é uma troca de vestimentas. Por causa da enorme associação que estabeleceram com o corpo, vocês choram quando chega a morte. Considerem que esta relação é só temporal.
Muitos perguntam: Que acontece com a alma depois da morte do corpo? Quanto tempo se tarda em renascer? Isto não faz sentido.. Pode ser explicado com um exemplo: quando ligam a chave da lâmpada, esta se acende pela corrente elétrica que flui até ela. Se tiram a lâmpada não acontece nada com a energia que ainda está ali, embora não mais na lâmpada. Da mesma maneira o corpo vêm e vai, mas a alma é eterna.

Encarnações da Divindade! Vocês devem eliminar todas as ideias e atitudes estreitas. Todas as coisas mundanas são como nuvens passageiras, só a Divindade é permanente e imutável. Ela pode ser realizada através do caminho do amor puro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Assim que possivel estarei dando retorno, se for o caso.

Abraço.

Quem segue o blog: