domingo, 2 de dezembro de 2012

Escolhas


Sempre há duas maneiras de olharmos uma situação: através do ego ou do Eu Superior. Na verdade, qualquer problema desaparece no instante em que abandonamos o julgamento, abrindo a mente pra percepção certa. Porém, é preciso compreender do que se está falando, a fim de que evitemos a defesa de negar um problema que, para nós, se apresenta bem real.
O único "problema que existe" é esquecermos que somos uma mente que escolhe como interpreta aquilo que vê. Quando estamos identificados com o ego, acreditamos existir um mundo lá fora, independentemente de nossa percepção. Mas o mundo é só um símbolo neutro, ao que damos significado. Ele não existe como algo separado de nós (aliás, ele é uma projeção mental).
Como pode haver problema, se não existe nada fora de nós?
O ego sempre vai procurar problemas, pois necessita de um enredo no qual se confirme como vítima, a fim de esconder o fato de que ele mesmo é o responsável pelo mundo caótico que projeta. Só assim pode culpar alguém pela infelicidade que cultiva dentro de si.
O Eu Superior lembra nossa total capacidade de ver diferente. Sem julgamento ou mágoa, o mundo ganha o significado de uma sala de aula, cujo maior propósito é praticarmos a gentileza, pelo simples fato de que aquilo que damos é exatamente aquilo que recebemos. O que oferecemos ao mundo é o conteúdo que nossa mente preserva dentro de si. E, assim, quando um problema parecer se apresentar, podemos pedir a ajuda do Eu Superior para vê-lo de outro modo: como uma oportunidade de amar ao invés de separar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Assim que possivel estarei dando retorno, se for o caso.

Abraço.

Quem segue o blog: